Bela, saborosa e medicinal
PHYSALIS ANGULATA
Physalis é uma frutinha pra quem não sabe, aliás nem eu sabia que era uma fruta de verdade, só sei que quando era criança tinha uma casa que ficava abandonada e que eu sempre pulava o muro pra brincar lá, e tinha um pé dessa fruta e eu como uma boa e inocente criança pegava e abria o saquinho da fruta, sim saquinho porque ela fica protegida por uma espécie de saco, dai comia aquela frutinha amarelinha quase laranja, docinha, não dá pra descrever o sabor porque é único, não tem nada semelhante que lembre, pelo menos não que me lembre.
É considerada uma fruta exótica, mas no norte e nordeste é comum achar nos quintais, e por lá ela tem vários nomes, cada um mais exótico que o outro, camapum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã e mata-fome, pertence a família das solanáceas, a mesma do tomate, da batata, do pimentão e das pimentas.
Com mil e uma utilidades a physalis é consumida ao natural e usada na preparação de doces, geléias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes. É rica em vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de alcalóides e flavonóides.
Purifica o sangue, fortalece o sistema imunológico, alivia dores de garganta e ajuda a diminuir as taxas de colesterol. A população nativa da Amazônia utiliza os frutos, folhas e raízes no combate à diabetes, reumatismo, doenças da pele, bexiga, rins e fígado. Pesquisas reveleram que alguns princípios ativos presentes nos frutos ajudariam a evitar a rejeição aos órgãos transplantados, mas ainda não há comprovação definitiva.
Já estou tratando de conseguir sementes, vou cultivar aqui em casa, essa atitude só traz benefícios, o arbusto são bonito, , as flores idem, os frutos são deliciosos, diminuem o calor em 3%, é uma terapia, e o verde atraem pássaros, borboletas, abelhas, enfim como disse só traz alegria, todo mundo deveria plantar pelo menos um planta frutífera em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário