21 de abril de 2009

LEITE DE ÁRVORE

LEITE DO AMAPAZEIRO (AMAPÁ-DOCE)

Você sabia que o nome dado para o estado de Amapá, veio de uma árvore nativa, e que essa árvore dá leite? Pois é o Amapazeiro pode chegar a 35 metros de altura, de tronco forte, vistoso e generoso, é retirada uma seiva semelhante ao leite de vaca, energética e rica em proteína, de sabor doce e natural, os moradores a usam para fazer mingau muito nutritivo, que alimenta as suas crianças.

Tem outra espécie de Amapazeiro que dá leite amargo que usam para tratar doenças, os mais velhos de Amapá usam esse leite amargo, para curar várias doenças respiratórias, dizem que é cicatrizante, fortificante e expectorante e até tuberculose. Os laboratórios de agroindústria da Embrapa, e de farmácia e de química de alimentos da UFPA, estão realizando vários testes para comprovar as várias propriedades medicinais e nutritivas do leito do amapá-doce, e com bons resultados, que aliás o leite de vaca e o de soja perde para o leite do amapá-doce, que apresentou maiores quantidades de sais minerais (magnésio, cálcio, etc.) e proteínas, cada 100g, contém 120 mg de cálcio, 70mg de fósforo, 60mg de magnésio e até 7,13% de proteínas totais, valores recomendados para o nosso consumo diário.

Infelizmente o amapazeiro é escasso, e os próprios moradores estão ajudando ainda mais a escassez, pois ao invés de riscar a árvore assim como se faz nas seringueiras, eles usam machados e motoserras, e na hora da retirada, provoca uma ferida fatal na árvore que seca e chega a morrer.

Mais um bom motivo para a preservação do nosso meio ambiente, se fosse em outro país a chance de já terem comercializado o leite do amapá-doce seria de 80%, aqui só alguns tem o conhecimento dessa maravilha, provavelmente nem você e nem eu vamos ter a chance de provar esse doce leite medicinal. Mais uma maravilha da nossa natureza desperdiçada, espero estar errado e que UFPA mostre ao governo o potêncial do amapazeiro, existem outras árvores "leiteiras" igualmente importantes no Brasil.

Um comentário:

Unknown disse...

encontrei o leite do Amapá nessa loja virtual. produto muito bom!
http://www.produtosdaamazonia.store/produto/243711/leite-do-amapa-200ml

Postar um comentário