23 de fevereiro de 2009

A JACA

JAQUEIRA (Artorcarpus integrofolia) –Árvore de folha persistente, copa frondosa, de crescimento rápido, originária da Ásia. Introduzida; encontra-se difundida por todo o Pais. As sementes .

Dadas informações agora sigo com meu comentário, eu adoro jaca, desde de criança sempre gostei dessa fruta, existem três tipos, a jaca-mole, jaca-dura e a jaca-manteiga, não conheço a jaca-manteiga, mas conheço as outras duas, e prefiro a jaca-mole, pois é mais doce e citrica, na minha opinião é mais saborosa.

Ela é rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto, ou também podem ser transformadas em farinhas possuem altos teores de tripsina. O bagaço também pode ser aproveitado para fazer sucos, geléia e doces.

Uma receitinha simples de doce de jaca, uma das dezenas existentes.

INGREDIENTES:

1 kilo de jaca sem o caroço
1 e ½ xícara de (chá) de água
½ quilo de açúcar
suco de 1 limão

MODO DE FAZER:

Limpe bem os bagos da jaca. Em uma panela coloque o açúcar, a água, o limão e leve ao fogo até formar uma calda rala(cerca de 15 minutos). Junte a jaca e cozinhe em fogo baixo até a calda engrossar e os bagos ficarem macios e brilhantes (30 minutos). Esfrie e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário